Limpeza pós-obra, como fazer?
Não há solução: em cada reparo e construção acumulam-se lixo, poeira e resíduos difíceis de remover. Portanto, o planejamento da limpeza pós-construção torna tudo mais fácil.
Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos algumas dicas muito úteis para ajudá-lo:
1. Planeje a faxina de acordo com cada cômodos:
Em primeiro lugar, é preciso definir as prioridades da faxina conforme cada cômodo da casa. Isso evita que você se canse rapidamente da tarefa e acabe deixando para outro dia, além de contribuir para que o trabalho seja feito com excelência e resulte em uma limpeza impecável.
A dica é começar a limpeza a partir da área mais afastada até a entrada da casa. Do contrário, as chances de que você tenha que refazer a faxina ao final são muito maiores.
2. Retire o excesso de lixo e objetos que estiverem no caminho:
Para começar, recolha todo o lixo e ferramentas espalhadas pela casa e retire tudo o que for possível para abrir espaço, como móveis, eletrodomésticos e demais objetos. Dessa forma, o caminho fica livre de obstáculos e, consequentemente, a limpeza fluirá com maior facilidade.
3. Comece pela sujeira grossa:
Se você não sabe por onde começar a limpeza pós-obra, a dica é simples: comece pelo grosso! O ideal é fazer a limpeza seca primeiro, retirando toda a sujeira pesada — como resíduos de gesso, cimento, tinta e outros materiais utilizados na obra. Depois, remova todo o excesso de poeira com o auxílio de um aspirador de pó e, só então, utilize água para retirar os resíduos finos, lavando vidros, bancadas, pisos, louças sanitárias etc.
4. Utilize materiais adequados e utilize equipamentos de proteção como luvas e óculos.