Skip directly to content

Dica para fazer a sua lista de materiais de construção

27/01/2021

Vai construir ou reformar? Então, saiba que é muito importante definir quais insumos vão fazer parte da sua lista de material de construção. Isso porque, planejar de forma antecipada quais produtos serão utilizados, além de auxiliar na economia da obra, proporciona o bom andamento do trabalho deixando-o muito mais rápido e prático. 

Divida a lista de acordo com cada etapa da obra
Uma dica muito boa é dividir a lista por etapas. Isso porque para cada fase existe uma necessidade diferente de materiais e organizá-la dessa forma facilitará todo o processo.

Dessa forma, você deve dividir a obra por etapas e montar uma lista de material para cada uma delas. Por exemplo:

Estrutura: essa é a primeira etapa de qualquer obra e é também a responsável por garantir toda a segurança de uma casa. Sendo assim, deve ser composta por pilares, vigas, lajes e fundação. A lista geralmente deve envolver materiais básicos como cimento, areia, brita, vergalhões, pregos, escoras, argamassas etc.
Por se tratar do ponto central de uma construção, qualquer problema ou imprevisto nesta etapa pode acabar comprometendo toda a obra. Portanto, é importante atentar-se sempre para a qualidade dos materiais e sua execução.

 

Alvenaria: nessa etapa as paredes começam a ser levantadas e a casa passa a ganhar forma. Muitos materiais usados na estrutura também têm utilidade na alvenaria da casa, mas há outros itens específicos.
Aqui, é necessário investir em blocos de concreto e tijolos, cimentos, tubos de PVC, reboco, materiais elétricos (conduítes, fiações, caixas de luz…) e entre outros.

 

Cobertura: essa é a etapa responsável por proteger você e sua família do relevo dos ventos, chuvas, sol e demais intempéries. Portanto, muito mais do que materiais para construir um telhado, você também deve pensar em recursos para a captação de água e também para garantir maior conforto termoacústico no interior.
Os materiais básicos para a construção da cobertura são: telhas, madeiras, calhas, rufos, vigões, mantas térmicas, caixa d’água etc.

 

Acabamentos: essa é a etapa final da obra e também o momento de deixar a construção mais bonita e charmosa, do jeitinho que você sempre sonhou. Você pode adicionar à sua lista materiais como: pisos, revestimentos, tintas, pincéis e demais acessórios, louças sanitárias, torneiras, interruptores, portas e janelas e entre outros.


A dica é calcular os materiais de acordo com cada etapa (seguindo a divisão que fizemos anteriormente). E, claro, sempre consulte o profissional responsável pelo projeto, que poderá te orientar melhor sobre as quantidades.
Com a lista de materiais e quantidades em mãos, é só consultar os comerciantes e garantir os melhores preços e condições.

Agora que você já sabe quais insumos básicos não podem faltar na sua lista de material de construção, venha aproveitar as nossa ofertas.

AddToAny