Skip directly to content

Como instalar o chuveiro do banheiro?

14/10/2020

É importante considerar a vazão e a pressão de água, a qualidade do material e o tamanho do seu box.

Avalie também o gasto de energia do chuveiro, dessa forma você pode optar por um modelo que traga mais economia em longo prazo e que suprirá todas as suas necessidades.

Materiais necessários para a instalação

Chave de fenda

Chave teste

Fita veda rosca

Fita isolante

Escada

1° Passo

Antes de iniciar, desligue a chave geral de energia elétrica do chuveiro ou os disjuntores. Com a chave de teste, verifique se a energia elétrica ainda está ativa. Esse passo é muito importante para evitar acidentes envolvendo choque elétrico.

A água também deverá ser cortada para realizar esse procedimento, portanto, feche o registro.

2° Passo

Remova as fitas isolantes do chuveiro antigo e, com o auxílio da chave de fenda, desconecte os fios que ligam à rede elétrica (são três fios, sendo que apenas dois são ligados à rede elétrica e o outro é o fio terra; ele é verde e serve, basicamente, para evitar choques).

Retire o chuveiro do cano com muito cuidado para evitar que o cano se quebre ou que o aparelho caia no chão.

3° Passo

Vede o cano com a fita veda rosca para evitar possíveis vazamentos. Dê oito voltas em sentido horário nas extremidades do cano.

4° Passo

Encaixe o aparelho no lugar correto e conecte os fios do chuveiro aos da rede elétrica, sempre cobrindo-os com fita isolante. Fique atento as cores de cada fio e siga essa sequência: azul claro — neutro; verde ou verde com amarelo — fio terra; vermelho, preto ou marrom — fase.

5° Passo

Depois de instalar o chuveiro, a primeira coisa que você deve fazer é abrir o registro e deixar a água correr por alguns minutos para certificar-se de que não há nenhum vazamento.

 

Pronto, bom banho!

AddToAny